60 mil alevinos são distribuídos em Alvarães, Tefé e Uarini.

O governo do Estado expandindo a piscicultura por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), distribuiu no último dia 04 de agosto, 60 mil alevinos (filhotes) de tambaqui a agricultores familiares de Alvarães (a 531 km de Manaus), Tefé (a 523 km de Manaus) e Uarini (a 565 km de Manaus).
De acordo com o gerente da Unidade Local do IDAM/Tefé, Sidney Souza, a intenção é incentivar a piscicultura na região e, nos municípios vizinhos que tem áreas propicias para o desenvolvimento da atividade.
“Esta ação foi o ponto de partida de uma série de distribuições de alevinos de tambaqui, que estão previstas para o ano de 2012” , falou o gerente.
Os filhotes são frutos da Unidade de Produção de Alevinos (UPA) inaugurada recentemente pelo governador, Omar Aziz, em Tefé. Durante todo o mês de agosto, serão distribuídos mais 60 mil alevinos a agricultores familiares dos três municípios. Segundo o engenheiro de pesca, Cristiano Leitão Amorim, os alevinos foram entregues medindo aproximadamente cinco centímetros, uma vez que antes da distribuição passaram pela recria de 40 dias, com objetivo de distribuir um lote de alevinos mais homogêneo e resistente a predadores.
É importante destacar que a UPA tem capacidade de produzir, em média, mais de 900 mil alevinos, ao ano. O fortalecimento da piscicultura no Amazonas faz parte das metas do programa Amazonas Rural, em expandir a produção e oferta de peixe no Estado, além de gerar postos de trabalhos diretos e indiretos.