Agricultores são capacitados para Gestão Social e Organização Comunitária em Parintins

associação 0111

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), Unidade Local de Parintins, vêm investindo em capacitações sobre Gestão Social e Organização Comunitária, desta vez, a atividade foi realizada na comunidade de São José da Terra Preta, entre os dias 3 e 6 de dezembro.

O objetivo foi promover a troca de experiências e apresentar o Diagnóstico Rural Participativo (DRP) com intuito de obter informações sobre as dificuldades, potencialidades e expectativas das comunidades rurais. “A ferramenta visa definir de forma clara o processo de organização sócio comunitária, na qual sem dúvida o IDAM por meio da assistência técnica vem orientando os comunitários a conhecer uma pouco mais da sua realidade, e que por meio do associativismo eles possam melhorar a administração das comunidades”, explicou o sociólogo do IDAM/Parintins, Wanderley Hollanda Cavalcante.

A atividade envolveu um público de 18 pessoas, entre representantes das comunidades São Gabriel do Peixe Marinho, São Francisco de Assis do Varre Vento, Nossa Senhora de Nazaré do Simeão Ponta Alta e São Pedro do Marajó. O curso contou com apoio do técnico em agropecuária Nilzomar Barbosa, e do geógrafo José Ramos, ambos do IDAM/Parintins.

ass0222

Para a presidente da comunidade do Simeão Ponta Alta, Maria Leonilda Soares Portilho, de 61 anos, a iniciativa vai resultar no aumento da renda familiar, pois saberemos administrar as atividades com sabedoria. “O curso veio para nos ajudar a administrar melhor não só as comunidades mais também nossas propriedades, e com a orientação do IDAM produziremos com mais segurança”, destacou.

“Apesar das limitações de recursos financeiros conseguimos aplicar a atividade de forma criativa, e as instituições parceiras como a Embrapa, Secretaria Municipal de Produção (Sempa) e Prefeitura Municipal tem contribuído para o fortalecimento das atividades do setor primário”, concluiu o gerente do IDAM/Parintins, Adrianilson Góes.