Governo do Amazonas incentiva a criação de peixes em Parintins

criação de peixes 01
Pós-larvas de tambaqui

Cento e setenta e cinco mil pós-larvas de tambaqui foram entregues ao município de Parintins no mês de dezembro. A ação de fomento a piscicultura é uma determinação do Governo do Amazonas que por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror), Secretaria de Pesca e Aquicultura (Sepa) e Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM) visa beneficiar as famílias rurais que trabalham ou desejam investir na criação de peixes.

As pós-larvas são oriundas da Estação de Piscicultura em Balbina. Depositadas em um tanque na propriedade do piscicultor Antônio de Assis, as pós-larvas ficarão em torno de 45 a 60 dias até se transformarem em alevinos (filhotes) de tambaqui para posteriormente atenderem a demanda dos pequenos criadores.

Criação de peixes em tanque escavado
Criação de peixes em tanque escavado

A atividade vem sendo acompanhada pelo técnico em pesca José Cursino, que orienta as famílias sobre as técnicas adequadas para obter resultados  satisfatórios. Exemplo disso, é o Sr. Antônio Assis, trabalhando há apenas um ano com a criação de peixes já possui dez tanques escavados e, hoje, com dez meses de cultivo do tambaqui, o pescado já alcançou um peso médio de 1,5 quilos. “Estou muito contente com os primeiros resultados. Tenho certeza que o período que antecede a Semana Santa será propicio para comercializar grande parte da minha produção”, destacou.

“Os alevinos também vão atender a demanda de piscicultores dos municípios de Nhamundá e Barreirinha”, disse Cursino, ao destacar que o consumidor será favorecido com a oferta de peixe fresco e de boa qualidade.

Atualmente Parintins dispõe de 25 famílias rurais trabalhando com a criação de peixes em tanque escavado e canal de igarapé, este último destinado para criação de matrinxã.

 criação de peixes 04criação de peixes 03