Técnicas de manejo florestal são incentivadas pelo IDAM em Parintins

Prática de romaneio
Prática de romaneio

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), realizou no mês de outubro, na comunidade Nova Canaã, município de Parintins (a 369 quilômetros de Manaus), um curso de planejamento da colheita e técnicas de corte. A atividade contou com a participação de mais de 30 pessoas entre produtores e comunitários que trabalham com a exploração florestal na região.

O objetivo foi capacitar detentores de Planos de Manejo Florestal Sustentável em Pequena Escala (PMFSPE’s) quanto ao planejamento e operação da colheita florestal de espécies madeireiras, além de incentivar o uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) para garantir a segurança do agricultor e evitar acidentes de trabalho.

Participantes certificados pelo IDAM
Participantes certificados pelo IDAM

Com carga horária de 24 horas/aula o curso foi proferido pelo engenheiro florestal do IDAM Central, Vilson de Souza Rocha, com apoio da técnica florestal do IDAM em Parintins, Hosana Santos. A atividade foi dividida em aulas teóricas e práticas.

“O resultado da capacitação vai refletir na segurança dos agricultores ao executar as práticas de campo, além de agregar valor ao produto, garantindo qualidade, rentabilidade e sustentabilidade, proporcionando aos extrativistas qualidade de vida e um ótimo desenvolvimento das etapas de manejo”, disse Hosana Santos.