Idam realiza reunião com representantes de associações agroextrativistas de borracha em Manicoré

Na manhã de segunda-feira, (18/04), extensionistas da unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), do munícipio de Manicoré, a 390 quilômetros de Manaus, realizaram uma reunião com os presidentes das associações de agroextrativistas que recebem subvenção do Governo Federal com a venda da borracha. O objetivo da reunião foi sanar as dúvidas dos representantes das associações, no que se refere aos procedimentos técnicos, para que os agroextrativistas continuem a vender a borracha, sem qualquer tipo de prejuízo.

No evento também foi anunciado o retorno do funcionamento da usina de beneficiamento de Manicoré, que compra a borracha na forma de Cernambi Virgem Prensado (CVP). A representante da usina de beneficiamento Borracha da Amazônia, Adrienne Cidade, informou que a borracha voltou a ser comprada ao preço de R$2,00/Kg, menor que anteriormente de R$2,50. Sendo que, o pagamento da diferença será realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), através do programa da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM), que garante R$5,42/kg, além do pagamento da subvenção estadual, através da Agência de Desenvolvimento Sustentável (ADS) de R$1,00 e R$0,80 da municipal.

A gerente da unidade local do Idam de Manicoré, Mariza Silva, ressaltou a mudança do prazo para emissão das notas fiscais, que antes era de 180 dias, passando para 90 dias. “A borracha do Amazonas em rendimento e qualidade é a melhor do mundo, e nós como órgão intermediador da execução dessas políticas públicas, estamos fazendo o possível para que o agroextrativista seja beneficiado, podendo coletar e vender pelo preço justo”, explicou a gerente.

Também foram feitos encaminhamentos, inclusive uma agenda de visitas nas comunidades para a realização de palestras sobre a importância das boas práticas na extração do látex e informações sobre o compra e o pagamento da subvenção. O secretário de produção do município disponibilizou um técnico para atender exclusivamente as associações, além de ação na câmara dos vereadores para divulgar a reativação da fábrica e mobilização dos extrativistas.

Estiveram presentes na reunião, os representantes das associações agroextrativistas de Manicoré; das comunidades de Terra Preta e São José; Bom Suspiro; Novos Prazeres; Igarapezinho e Ponta do Campo; além da representante da usina de beneficiamento Borracha da Amazônia; Secretaria de Produção e Abastecimento, Secretaria de Meio Ambiente, representantes da Câmara municipal e o corpo técnico do Idam.