Produtor rural tem colheita de mais de 19 toneladas de melancia

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Itacoatiara (Idam/Itacoatiara) comemora junto ao produtor João Ribeiro a colheita de 6 mil frutos, cerca de 19,5 toneladas de melancia fertirrigada.

A produção foi vendida a prefeitura de Itacoatiara através da Associação dos Produtores Rurais Unidos de Itacoatiara (Asproita) e será destinada à merenda escolar.

Segundo o engenheiro agrônomo do Idam/Itacoatiara Givanildo do Carmo de Oliveira, o instituto tem um papel fundamental no processo de produção rural. O agricultor familiar recebe orientação e acompanhamento do órgão nas diversas fases da cadeia produtiva, desde a implantação até a comercialização do produto.

“No caso do produtor João Ribeiro, do Ramal do Canaçari, sua receptividade e assimilação das orientações técnicas o levou a alcançar um excelente coeficiente de produtividade. Agora, mesmo após a colheita de melancias, o Seu João fez a rotação de cultura para o cultivo de milho, além disso, ele utilizou tecnologia, dentre elas a fertirrigação”, disse.

Ainda este ano, o  produtor pretende realizar mais dois plantios de melancia

O processo de cultura das melancias durou cerca de 80 dias, foram 70 dias de cultivo e 10 de retirada dos frutos. Segundo o agricultor João Ribeiro, a técnica de fertirrigação foi fundamental para o sucesso da plantação, porque o solo utilizado para o plantio era pobre em nutrientes e o procedimento reparou possíveis danos.

“No início estava bem pessimista por saber das condições do solo, mas graças as orientações que recebi, a colheita foi um sucesso. Este ano pretendo realizar ainda dois plantios de melancia”, disse.

Segundo a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), a fertirrigação é uma técnica de aplicação simultânea de fertilizantes e água, através de um sistema de irrigação. É uma das maneiras mais eficientes e econômicas de aplicar fertilizante às plantas, principalmente, em regiões de climas árido e semi-árido, pois aplicando-se os fertilizantes em menor quantidade por vez, mas com maior freqüência, é possível manter um teor uniforme de nutrientes no solo durante o ciclo da cultura, o que aumentará a eficiência do uso de nutrientes pelas plantas e, conseqüentemente, a produtividade.