Idam Santa Isabel do Rio Negro se reúne com entidades ligadas aos povos indígenas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Santa Isabel do Rio Negro (Idam/Santa Isabel do Rio Negro) esteve em reunião, na última terça-feira (26), com entidades ligadas aos povos indígenas. O encontro teve como objetivo a apresentação de propostas para o aumento da participação de agricultores indígenas em projetos de acesso ao crédito rural.

A reunião ocorreu na sede do Idam/Santa Isabel do Rio Negro e contou com representantes da Associação Comunidades Indígenas Ribeirinhas (Acir) e do Instituto Socioambiental (ISA), além do gerente da unidade local do Idam, Jandeci Andrade Aguiar.

Com a parceria, o Idam pretende intensificar as atividades de emissão da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e Cartão do Produtor Primário (CPP) para os povos indígenas.

Segundo o gerente do Idam/Santa Isabel do Rio Negro, Jandeci Andrade Aguiar, o DAP e o CPP são documentos essenciais para que os agricultores indígenas participem de programas públicos. As articulações feitas durante a reunião, visam a participação dos mesmos no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), no edital deste ano.

“Em breve iniciaremos a expedição coletiva (Idam, Acir e ISA) para cadastramento dos agricultores. A princípio, vamos atender 13 comunidades da região de abrangência da ACIR. Pretendemos ainda, unir forças com outros órgãos como, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e prefeitura do município, se possível”, disse.

Com a parceria, o Idam pretende intensificar as atividades de emissão da DAP e CPP