Em Itacoatiara, 60 mil alevinos são distribuídos durante a Feira Santa do Pescado

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas em Itacoatiara (Idam/Itacoatiara) em parceria com a prefeitura do município, através da Secretaria Municipal de Produção e Abastecimento (Sempab), promove a Feira Santa do Pescado durante todos estes dias. A abertura do evento ocorreu na última segunda-feira (15) e segue durante toda a semana.

Segundo a engenheira de pesca do Sistema Sepror em Itacoatiara, Chris Rocha dos Anjos, no primeiro dia do evento foram distribuídos um total de 60 mil alevinos de tambaqui que foram retirados da Estação de Piscicultura de Balbina. A ação beneficiou 30 agricultores familiares das comunidades Rondon I, Rondon II, Cararazinho, Jamanã, Piquiá, Penha, Muiracupuzinho, Fortunato, Santa Luizia do Copaíba, Ajuricaba e Novo Remanso.

Durante a Feira serão comercializados pescados como o tambaqui e o matrinxã, provenientes da produção de piscicultores familiares do município, além de hortaliças e demais produtos regionais fornecidos pelos agricultores. Serão ministrados ainda cursos de capacitação sobre retirada de espinha e defumação de pescado.

“Devido à grande quantidade de piscicultores que ainda precisam ser atendidos com a entrega de alevinos e também pela capacidade de produção da Estação de Balbina, será realizada uma segunda ação, conforme estabelecido entre as equipes gestoras. O objetivo é incentivar o desenvolvimento da piscicultura local e o aumento da produção de pescado”, disse Chris Rocha.

A ação beneficiou 30 agricultores familiares de diversas comunidades da região de Itacoatiara