Agricultores familiares participam de reunião para construção de casas de vegetação

Em Santo Antônio do Içá, agricultores familiares participaram de reunião sobre mutirões para construção de oito casas de vegetação para produção de coentro, cebolinha, alface, couve, repolho. As construções fazem parte do Projeto Solimões Sustentável executado pela Diocese/Iscos e a unidade local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) é parceira prestando serviço de assistência técnica e extensão rural (Ater) aos agricultores familiares. A reunião aconteceu na última quarta-feira (8).

A gerente do Idam em Santo Antônio do Içá, Gilciane Braule, explicou que ao menos 74 agricultores familiares participam do programa, sendo 21 beneficiários com atividades de fruticultura e 12 com atividades de hortaliças em cultivo protegido (plasticultura). O restante participa das ações do Idam e a expectativa é que ainda este ano sejam beneficiados pelo programa.

Segundo Gilciane, alguns desses agricultores familiares já produzem do modo tradicional (a céu aberto) cebolinha e coentro. Este ano, o objetivo é que 80 famílias sejam beneficiadas com as atividades de horticultura e fruticultura do Projeto Solimões Sustentável.

“Com a casa de vegetação, o produtor consegue amenizar o impacto do Sol nas plantas, assim como o impacto da chuva. O resultado é que tem um ambiente mais adequado e isso contribui para o aumento da produção e ainda vão trabalhar com novas culturas como o alface”, detalhou.

Reunião – Ainda em Santo Antônio do Içá, na última sexta-feira (10), 19 agricultores familiares do Ramal Novo da Estrada do Pantanal participaram de reunião sobre o programa de promecanização e procalcário. Pelo menos 10 agricultores, serão proponentes dos programas com 13 hectares de mecanização para plantios de mandioca, banana, cara, milho, batata doce, abacaxi. Nesta fase inicial, os interessados se inscrevem e a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) faz uma pesquisa cadastral para avaliar a participação do agricultor.