Presidente do Idam participa de ação de crédito rural em Rio Preto da Eva

Em uma maratona de providências envolvendo ajustes administrativos e programáticos, e revisão de estratégias para melhor atender aos produtores rurais no campo, o diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso e comitiva do Sistema Sepror estiveram no município de Rio Preto da Eva, nesta quinta-feira (2/07).

Integraram a comitiva, o secretário de Estado de Produção Rural (Sepror), Petrucio Magalhães Júnior, o diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), Sérgio Litaif e a equipe da Unidade Local do IDAM, liderada pelo gerente do Instituto, Frade Júnior. O grupo participou de uma ação de crédito promovida pela Agência de Fomento do Amazonas (Afeam) representada pelos técnicos Thiago Barroso e Otiniel Tavares.

Na presença do prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Sousa, e dos vereadores do município, o presidente do IDAM enfatizou e agradeceu o apoio da Prefeitura de Rio Preto, que “compartilha a gestão da ATER no município disponibilizando recursos humanos e apoio logístico a Unidade Local do IDAM. Tendo como resultado a expressiva retomada da produção rural do município e a consequente geração de ocupação e renda, combatendo a pobreza rural no campo”.

Valdenor foi enfático, ao afirmar que, a recomendação recebida do governador do Amazonas, Wilson Lima, é para dinamizar, reorganizar e redefinir estratégias para colocar o IDAM próximo dos produtores rurais, lhes dando a melhor Assistência possível.

Entrega – Nesta quinta-feira, piscicultores do Rio Preto receberam 37 novos aeradores, por meio da ADS, e estimam dobrar a produção de peixes. Os produtos fazem parte do edital de doação onerosa disponível no site da agência, onde os equipamentos são ofertados a preços subsidiados em até 80% do valor.

De acordo com o presidente da ADS, Sério Litaiff Filho, com este investimento na piscicultura, a produção do município pode atingir um incremento de 100 toneladas de pescado, além do que já é produzido. Com isso, a estimativa é que seja gerado aproximadamente 600 mil em recursos na região.