Apuí recebe ações do Governo do Amazonas para fortalecer produção rural

No último sábado (07/11), o município de Apuí recebeu ações positivas do Governador do Amazonas, Wilson Lima, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) e Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf). Foram entregues cinco certificados de credenciamento a estabelecimentos que comercializam produtos agropecuários, mais de 100 Cartões do Produtor Primário (CPP) e cinco licenças ambientais das 30 que estão em análise no Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

De acordo com o diretor-presidente do Idam, Valdenor Cardoso, no município, o Instituto está trabalhando a questão agroambiental. “Em Apuí, a Unidade Local do Idam já organizou o licenciamento de 30 propriedades rurais, liberou 16 licenças ambientais, elaborou nove projetos de crédito rural e executou três projetos que somam mais de R$500 mil em mecanização agrícola. Todos os projetos e demais ações do Idam são realizadas de forma controlada e organizada ambientalmente”, destacou.

Segundo Valdenor, o escritório local do Idam irá ganhar reforço nos próximos dias com a ida de seis novos profissionais como engenheiros agrônomos, médicos veterinários, técnicos agrícolas e técnicos em recursos pesqueiros. A iniciativa irá permitir o aumento na prestação dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) na região. O escritório também está recebendo veículos novos para intensificar visitas técnicas às propriedades rurais.

Vale destacar que, está em execução no município o Programa Amazonas Mais Verde, proposta de trabalho que visa conter o desmatamento e as queimadas irregulares. O município de Apuí, desde os anos 80, pratica intensas atividades agropecuárias, envolvendo o Projeto de Assentamento do Juma, que tornou-se uma região fundiária e que apresenta uma produção elevada e pecuária com potencial. Hoje, Apuí registra um rebanho estimado em 195 mil cabeças de bovinos (corte, leite e misto) e pastagens bem manejadas.

O Idam, somente tem atuado por meio dos serviços de Ater em áreas já antropizadas (cujas características originais foram alteradas) desde os anos 80. E atualmente, tem focado suas ações na produção sustentável apoiando os produtores no processo de regularização ambiental e na recuperação de passivos ambientais. Para isso, vem realizando o Cadastro Ambiental Rural (CAR) e incentivando a inserção de novas tecnologias como a mecanização agrícola e o manejo de pastagem rotacionado semi-intensivo.

Fotos: Lucas Silva/ Secom