Idam reúne com produtores do Sul de Canutama para discutir ações direcionadas a regularização agroambiental para 2021

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Valdenor Cardoso, acompanhado da comitiva de profissionais do Central e Idam Humaitá, reuniu, na tarde desta sexta-feira (04/12), com produtores familiares da Linha Morrinhos, comunidade Vila Veneza, localizada no Sul de Canutama.

Na ocasião, o presidente apresentou as ações previstas para 2021, direcionadas ao ordenamento ambiental e regularização agroambiental dos imóveis rurais. O objetivo é possibilitar aos produtores da localidade o acesso às políticas públicas de desenvolvimento rural sustentável oferecidas pelo Governo do Amazonas na gestão de Wilson Lima.

A meta é avançar na regularização agroambiental de propriedades que apresentam áreas antropizadas e com passivo ambiental, assim como acelerar as retificações e inscrições no Cadastro Ambiental Rural (CAR) e apresentar alternativas de atividades sustentáveis e de retorno econômico, a exemplo dos Sistemas Agroflorestais (SAF’s).

Incentivo – O presidente também realizou a entrega do Cartão do Produtor Primário (CPP) ao produtor Manoel Ferreira. O benefício concedido pelo Governo do Amazonas, possibilita a isenção de Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), descontos na energia elétrica e ainda apoia o produtor na emissão de nota fiscal eletrônica no momento da comercialização de produtos.