Hoje celebramos o Dia do Extensionista Rural

Peço permissão aos Colegas Extensionistas para incluir dentre nós Raízes, outros Extensionistas que estendem suas ações às famílias que vivem no meio rural, a exemplo das Professoras Rurais, dos Professores, dos Agentes de Saúde que, além de estenderem suas ações, constroem novos conhecimentos junto às Populações Rurais, na dimensão Freiriana.

Há mais de sessenta anos, a Extensão Rural vem atuando no Rural brasileiro de forma eficaz, mudando espetacularmente os cenários socioeconômico, socioambiental e sociopolítico.

Na Amazônia, em que pese o esforço dos Extensionistas, as políticas públicas, em regra mal geridas; não têm sido suficientes para promover a emancipação socioeconômica das Populações Rurais, permanecendo grandes efetivos populacionais da região em situação de pobreza, com raras exceções resultante do empenho dos bravos Extensionistas.

Como Extensionista militante, e assim qualificado e treinado a nível de mestrado, atuando por quarenta anos na Amazônia, me permito refletir afirmando que é imprescindível a participação do profissional da Extensão Rural na construção do Desenvolvimento Rural Sustentável e democrático na Amazônia. A exemplo dos Extensionistas da CEPLAC que trouxeram o cultivo de cacau de volta para a Amazônia, tornando o Estado do Pará o maior produtor nacional, com expansão de plantio em torno de dez mil hectares por ano. A exemplo dos Extensionistas do IDAM que ajudaram decididamente a estruturação e o fomento dos Arranjos Produtivos Locais de Citrus e da Piscicultura, em Rio Preto da Eva, e do Abacaxi em Novo Remanso.

Precisamos avançar mais ainda, qualificando cada vez melhor nossos Extensionistas, de sorte intervirmos com eficiência e eficácia no processo de Desenvolvimento Rural da Amazônia. Para tanto, é imprescindível que as escolas de nível médio e as academias melhor se qualifiquem para formar Extensionistas qualificados.

No Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (IDAM) após o governo Wilson Lima contratar cento e noventa Extensionistas Rurais para atender as famílias mais necessitadas. A próxima etapa é treinar intensamente nossos colegas lotados em todo interior do Estado.

Viva a Extensionista Rural e o Extensionista Rural, no seu dia…!

Por Valdenor Cardoso/ diretor-presidente do IDAM