Idam trabalha junto a produtor para instalação de agroindústria de açaí em Ipixuna

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou uma visita de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) à propriedade Ouro Preto, no município de Ipixuna (a 1.367 quilômetros de Manaus), a fim de auxiliar com informações técnicas referentes ao cultivo de açaí e à instalação de uma agroindústria de beneficiamento de açaí.

“A visita teve como objetivo principal informar o produtor Davi Farias sobre práticas adequadas para o cultivo de açaí em 5 hectares de área plantada, visto que o produtor está instalando uma indústria para trabalhar a matéria prima de toda sua produção e a produção dos extrativista do município”, delineou o gerente da unidade local em Ipixuna, Valdécio da Silva Gomes.

De acordo com ele, os técnicos responsáveis pela visita abordaram temas como manejo de produção, mercado consumidor e industrialização. Ele explica também que sua equipe orientou o produtor sobre Crédito Rural.

“Quanto ao empreendimento da agroindústria, o Idam está orientando sobre captação de recursos via crédito rural”, disse Valdécio.

Conforme explica o gerente, a expectativa é de que a agroindústria seja instalada ainda neste ano, gerando emprego e renda para os extrativistas da região, e com uma capacidade instalada de 1.500 litros de açaí.

FOTOS: Divulgação/Idam