Ação do Idam leva kits de sementes e emissão do Cartão do Produtor Rural a comunidade em Apuí

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) realizou uma ação de entrega de 42 kits de sementes e emissão de 23 Cartões do Produtor Rural na comunidade Barra do São Manuel, no município de Apuí (a 453 quilômetros de Manaus). A ação ocorreu entre os dias 8 e 11 de abril, e teve o apoio da prefeitura municipal. Na ocasião, também foram levadas doses de vacina contra Covid-19 e assistência médica aos produtores familiares.

Segundo o gerente da unidade local do Idam em Apuí, João Hilário, a ação também envolveu visitas de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) às propriedades de agricultores familiares. “Fizemos um acompanhamento em algumas propriedades rurais para tratar da melhoria na questão do plantio, limpeza das roças e outras adequações. Também abordamos, junto a isso, o crédito emergencial”, explicou.

João mencionou ainda a visita a uma usina de beneficiamento de castanha na comunidade que está desativada, a fim de buscar formas de viabilizar sua instalação e reativação.

A ação foi realizada em parceria com a prefeitura de Apuí e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente local, e contou ainda com a vacinação de pessoas com mais de 55 anos contra a Covid-19.

Kit de sementes – O Kit Agricultura Familiar está sendo disponibilizado pelo Sistema Sepror para produtores familiares do Amazonas. Com sementes de alface, cebolinha, coentro, couve, maxixe, melancia, mamão, maracujá, milho e feijão, o kit promete garantir a segurança alimentar das comunidades rurais do estado durante o período atual de pandemia e cheias.

FOTOS: Divulgação/Idam