Idam e UEA elaboram parceria para estudos científicos

Proposta envolve estudar os impactos do desmatamento na precipitação amazônica.

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), recebeu o professor da Universidade do Estado Do Amazonas (UEA), doutor José Augusto Paixão Veiga, da área de meteorologia.  O especialista formalizou convite para participação dos extensionistas rurais em uma oficina virtual do projeto de CIDAR, estudo científico sobre os impactos do desmatamento na precipitação amazônica.

O projeto, coordenado pelo cientista inglês doutor Luiz Garcia Carrera, tem como objetivo investigar os impactos causados pelo desflorestamento na região amazônica, tendo como parâmetro as chuvas de tempestades em escalas regionais e utilizando simulações climáticas de alta resolução espacial.

O estudo é uma parceria científica entre o Reino Unido (Met Office Hadley Centre / University Manchester) e Brasil (UEA, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) e Universidade de Taubaté SP).

Para o Diretor Técnico do Idam, Radson Alves, unir os conhecimentos científicos das instituições com o prático, dos extensionistas do Idam, é uma grande oportunidade de enriquecer o trabalho no Setor Primário e contribuir com o desenvolvimento sustentável na região.

“É uma grande oportunidade para todos nós, que atuamos no Setor Primário. Precisamos desenvolver a Agricultura sempre alinhados com a conservação e isso só poderemos conseguir com conhecimentos científicos. Estamos honrados com o convite, pois simboliza a importância da nossa presença em todos os municípios do Amazonas”, enfatizou Radson.