Semana do Meio Ambiente é comemorada pelos grandes trabalhos realizados pelo Idam

Criada em 1981, a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada também no Amazonas entre os dias 1 e 5 de junho, é o momento no qual as entidades voltadas às atividades ambientais desenvolvem ações que enfatizam a necessidade de conscientização coletiva, em todos os níveis da sociedade brasileira, da classe A à C, do setor industrial ao comercial.

A fauna, a flora e os recursos naturais dizem respeito a todos os seres humanos. As tragédias naturais, cada vez mais comuns, alertam a todos os líderes mundiais para a necessidade de preservação. Um dos maiores líderes mundiais, o Papa Francisco, renovou o apelo feito a todos os cristãos do mundo em 2021.  “Existe esperança para preparar um amanhã melhor para todos. Das mãos de Deus recebemos um jardim; aos nossos filhos não podemos deixar um deserto”, enfatizou o Papa no Vatican News.

No Setor Primário esse comprometimento é melhor percebido e mais comumente praticado. Tendo a agricultura familiar como a principal produtora de alimentos do Brasil, é junto aos trabalhadores do campo que essa consciência de preservação e conservação é mais aguçada, mais sensível.

É o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) que está, dia a dia, junto aos produtores, por meio da extensão rural, levando informações e ensinamentos. É o Idam que leva a milhares de amazonenses as novas tecnologias de produção agrícola, sempre em harmonia com nas necessidades do meio ambiente.

“Temos a constante preocupação em desenvolver as atividades produtivas sem agredir o meio ambiente. Quando reaproveitamos uma área de cultivo, quando desenvolvemos novas práticas, economizando espaço, quando transmitimos conhecimentos aos nossos irmãos do interior, estamos trabalhando pelo meio ambiente”, explica Tomás Sanches, diretor presidente do Idam.

A Empresa Brasileira de Pesquisas Agropecuárias (Embrapa), o Instituto Nacional de Pesquisas na Amazônia (INPA) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), entre outros, são instituições parceiras do Idam no esforço conjunto de desenvolvimento e preservação do meio Ambiente

“Temos a grande responsabilidade de aprender com nossos parceiros institucionais e depois retransmitir esses conhecimentos. É assim, todos os dias, que o Idam, por meio de seus extensionistas em todos os municípios do Amazonas, contribui com a nossa exuberante natureza”, finaliza Radson Alves, Diretor Técnico do Instituto.