Idam celebra 48 anos de atividade de Paulo Rolim, 1º engenheiro de pesca do Amazonas

Atuando na extensão rural, o trabalho de Rolim foi imprescindível para a história do setor pesqueiro no Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas celebrou na ultima quinta-feira, 26/01,  o aniversário de 75 anos do engenheiro de pesca Paulo Ramos Rolim, atuante no setor de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no Amazonas há 48 anos e com um histórico de contribuições importantes para o setor pesqueiro. A data marca uma nova fase para o exemplar profissional, reconhecido em todos os ambientes profissionais ligados ao Setor Primário: Mestre Rolim recebe a aposentadoria compulsória.

Nascido em  Pernambuco, Rolim veio para o Amazonas em 1975. Como engenheiro de pesca da primeira turma de Engenharia de Pesca do Brasil, Rolim foi o pioneiro nesta atividade no Amazonas, desde o início uma presença marcante na assistência técnica aos pescadores e colônias de pescadores. Na década de 1970, também foi um dos responsáveis pela implementação do curso de Engenharia de Pesca na Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

“Na época a pesca já era muito forte, com muita fartura de peixes, mas não havia estrutura. De início fui direcionado a conviver com os pescadores e aprender suas práticas, estilo de vida e linguajar, para que eu pudesse montar um programa voltado para a pesca. Com isso nós detectamos que tinha muitos pescadores analfabetos e que se perdiam muitos peixes, então eu fiz um projeto para ensinar os pescadores a gelar peixe e adquirir dinheiro para investir nestes produtores”, descreveu Rolim.

Ainda, segundo o engenheiro, o projeto incluiu cursos de capacitação e auxiliou na documentação de 108 pessoas, o que se provou um início promissor para a extensão rural no Amazonas aos pescadores.

Ao longo dos anos, Rolim atuou na organização de colônias de pescadores, direcionando-as a se reestruturar de forma a beneficiar os pequenos produtores. Hoje, todos os municípios do Amazonas têm colônias organizadas, o que o engenheiro de pesca considera uma grande realização.

“É muito importante o serviço de extensão rural pela conscientização que nós conseguimos. Ajudar os produtores a se empoderar e acreditar em si mesmos. Muitos desses pescadores que eu conheci no início da minha carreira são amigos meus até hoje, pessoas com quem eu trabalhei no desenvolvimento e organização do setor pesqueiro”, concluiu Rolim.

Com uma trajetória de muitas décadas, o trabalho de Paulo Rolim se provou crucial para o desenvolvimento da pesca no Amazonas de forma estruturada e mais benéfica aos pescadores.

Livro publicado

Em 2022, o engenheiro de pesca Paulo Rolim publicou também o livro digital “Extensão Rural, Informes Afins”, coletânea de encartes e informativos de mais de 40 anos de atividades, entre cursos, palestras e capacitações ofertadas aos extensionistas e produtores rurais do Amazonas.

“Quase tudo o que foi feito em favor do Setor Primário pelo Idam está registrado nesse trabalho do professor Rolim. É uma obra de grande valor, pois possibilita o entendimento acerca das dificuldades muito maiores que os extensionistas rurais amazonenses já enfrentaram para desenvolver, principalmente, o interior do nosso estado. Todos os envolvidos na construção desse registro histórico estão de parabéns, principalmente o professor Rolim, nosso mestre”, elogiou Daniel Borges, diretor-presidente do Idam e engenheiro de pesca.

FOTOS: Diego Alves / IDAM