Idam participa de reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável para tratar de pautas para 2023

Entre as pautas estão: Regulamentação Fundiária, Licenciamento Ambiental, Crédito Rural, Comercialização e Assistência Técnica

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), por meio de seu diretor-presidente Daniel Borges, participou hoje (28/02) da reunião do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural e Sustentável (CEDRS), realizada na Secretaria do Estado da Produção Rural do Amazonas (Sepror). A reunião teve como pauta definir as câmaras técnicas e a atuação de cada entidade envolvida.

O evento foi ministrado pelo secretário da Sepror, Petrucio Magalhães, e contou com a participação de representantes de diversas entidades atuantes no setor primário no Amazonas, entre elas Idam, Sepror, Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Amazonas (Fettagri-AM), Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), Secretaria do Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema), Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf) e  Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS), entre outras.

Durante a reunião, o diretor-presidente do Idam, Daniel Borges, ressaltou a importância do apoio do Governo do Estado para as ações de crédito e licenciamento.

“Nós observamos a diferença quando existem leis que facilitam o acesso a crédito para projetos do setor primário, justamente com esses programas que são nossos, do Governo do Estado, como o pró-calcário e pró-mecanização. É muito importante esse apoio para assegurarmos esse crédito ao produtor rural”, salientou Daniel.

O diretor-presidente comentou também sobre o edital do Fundo de Promoção Social, com um valor de R$ 20 milhões, e das ações do Idam de modo a garantir às organizações de produtores o acesso a esse programa e atender a suas demandas. Outro tema abordado foi a reestruturação no processo de emissão do Cartão do Produtor Primário (CPP) que permitiu maior agilidade em disponibilizar este benefício ao produtor.

A reunião tratou de definir as câmaras técnicas de: Regulamentação Fundiária, Licenciamento Ambiental, Crédito Rural, Comercialização e Assistência Técnica. Com a abrangência de suas atividades no setor primário junto ao produtor rural e sua presença em todos os municípios do estado, o Idam se comprometeu a atuar em todas essas pautas, prezando sempre o desenvolvimento do meio rural de forma sustentável.

O secretário da Sepror, Petrucio Magalhães, destacou a importância da atuação do Governo do Estado, por meio de seus órgãos atuantes no setor primário, em levar melhorias de qualidade de vida aos moradores do meio rural.

“Estamos aqui para contribuir com políticas que irão beneficiar essas populações mais distantes. É isso que nos motiva a estar aqui, para que possamos servir a esse público tão especial para nós” afirmou.

FOTOS: Ártemis Cunha / Idam