Idam participa de oficina sobre Contabilidade, Gestão e Direito na Agricultura Familiar

A capacitação reuniu 70 participantes, sendo líderes de associações e cooperativas, agricultores familiares, estudantes e técnicos

Com o objetivo de enriquecer e contribuir com o desenvolvimento sustentável do setor primário no município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) participou da oficina Contabilidade, Gestão e Direito na Agricultura Familiar, promovida, no sábado (25/03), pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), para produtores rurais da região.

A capacitação que contou com o suporte técnico da Gerência de Apoio à Organização de Produtores (Georp) e da unidade local (Unloc) do Idam de Manacapuru, visa apoiar as comunidades rurais com noções de contabilidade, além de enfatizar a importância de atender e capacitar os membros associados de organizações de produtores do estado.

Conforme a técnica da Unloc, Joyce Magalhães, a capacitação é fruto de uma parceria firmada para fomentar o desenvolvimento das comunidades rurais.

“Nós já detectamos que muitas associações e cooperativas ficam sem acesso aos editais ou as chamadas públicas porque estão desorganizadas na parte contábil e fiscal. Então essa parceria vem para fortalecer o trabalho já feito pelo Idam com as organizações, a parceria tem como finalidade levar conhecimento às associações e cooperativas”, ressaltou a gerente.

O agricultor Ricardo Ferreira do Nascimento, que trabalha há 40 anos no cultivo de macaxeira e hortaliças, piscicultura e avicultura, alerta para a importância da parceria das Instituições na capacitação.

“A capacitação é necessária para o entendimento do nosso trabalho, só assim saberemos se estamos tendo lucro ou não da maneira correta, além do direcionamento dos nossos direitos como agricultores”, afirma Ricardo.

Texto e fotos: Ingrid Simão/Idam

Informações para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas:  Ártemis Cunha (98406-5021), Nailson Castro (99113-2311), e Rita Ferreira (98208-9685).