Unidade Demonstrativa de Açaí em Benjamin Constant permite capacitação em boas práticas de plantio

Um total de 20 famílias se beneficiam de projeto que investe na cultura do açaí no município

Com o objetivo de desenvolver a cultura do açaí em Benjamin Constant (distante 1.121 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem dado continuidade aos trabalhos com sua Unidade Demonstrativa do Açaí no município. A finalidade da iniciativa é levar capacitação aos produtores de açaí da região.

“Realizamos na semana passada uma demonstração de calagem e adubação na unidade demonstrativa. Tivemos a participação de 20 famílias beneficiadas pelo Projeto Prioritário do Açaí, juntamente com o presidente da câmara de vereadores, Gerson Gomes, nesta que já é a terceira ação de adubação de cobertura”, comentou o gerente da unidade local do Idam em Benjamin Constant, Denis Lima.

Segundo o gerente, os trabalhos com a unidade local começaram ainda em 2021, quando foi selecionada e delimitada a área para o plantio, na BR 307 km 11. Para este ano, já está programada a instalação de um sistema de irrigação e espera-se que em 2025 o cultivo esteja produzindo seus primeiros cachos de açaí.

As unidades demonstrativas são uma maneira de transmitir conhecimentos aos agricultores familiares através de capacitações e demonstrações de boas práticas de plantio e colheita, propiciando o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais do Amazonas com geração de renda e ocupação econômica.

FOTOS: Divulgação/Idam