Idam recebe representantes do Incra e MDA para alinhar trabalhos de apoio à regularização fundiária no Amazonas

O encontro foi para debater a implementação de políticas públicas que visam a regularização fundiária dos agricultores familiares no estado.

A implementação de políticas públicas que visam a regularização fundiária foi o tema principal da reunião 

O diretor-presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Daniel Borges, esteve reunido nesta quinta-feira (22/06), com integrantes do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) para debater a implementação de políticas públicas que visam a regularização fundiária dos agricultores familiares no estado.

Em pauta, foi discutida uma aproximação entre o Idam, Incra e o Ministério do Desenvolvimento Agrário para futuras ações conjuntas, levando até o produtor, mais segurança, desenvolvimento e a regularização fundiária.

“Nós temos trabalhado muito para conseguir realizar a regularização fundiária dos nossos produtores e esse encontro, hoje (22/06), aqui no Idam, recebendo o MDA e o Incra, traz novas perspectivas para que a gente consiga avançar nesta questão, levando segurança e mais desenvolvimento para os nossos produtores”, avaliou Borges.

Para o coordenador geral de políticas fundiárias da secretaria de governança fundiária e desenvolvimento territorial e sustentável do Ministério do Desenvolvimento Agrário, o engenheiro agrônomo Victor Moura do Amaral Fernandes, o encontro faz parte das ações que visam o estreitamento das relações institucionais entre o MDA e o Idam.

A reunião contou com a presença do coordenador geral de políticas fundiárias da secretaria de governança fundiária e desenvolvimento territorial e sustentável.

“Aqui nós estamos buscando criar uma política forte com os estados. E hoje, iniciamos essa agenda de visitas aos estados para entender as estruturas nos aproximar e construir laços para iniciar projetos de regularização fundiária”, explicou.

Também presente no encontro, a chefe de divisão de governança fundiária do Incra Amazonas, Djalmary de Sousa, explicou que o Instituto tem participado da regularização fundiária e por isso, a importância de alinhar os trabalhos com o Idam.

“Buscamos a participação do Idam, por ser uma instituição que está presente em todos os municípios, que tem capilaridade e tem um acúmulo de conhecimento e que está lá na ponta, com os produtores rurais, e é o que a gente procura fazer, levando a regularização aos produtores”, finalizou.

Uma nova visita da comitiva do MDA será realizada para definir e oficializar a parceria entre os envolvidos. 

FOTOS: Ingrid Simão/Idam