Em Borba, Idam realiza curso em mecanização agrícola

A ação faz parte de um planejamento para alcançar todas as comunidades dos municípios do Amazonas

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), iniciou nesta semana uma capacitação em mecanização agrícola para agricultores familiares da comunidade São Raimundo, no município de Borba (distante 151 quilômetros de Manaus).

A atividade, que iniciou na comunidade na terça-feira (04/07) segue até esta sexta-feira (07/07). Até o momento, 30 pessoas foram capacitadas, entre agricultores familiares, alunos, técnicos e operadores de máquinas.

Ministrada pelo instrutor e técnico em agropecuária do Idam, Luiz Alberto Platini, a qualificação aborda: conhecer tratores e suas partes técnicas, manutenção preventiva, sistema de arrefecimento, sistema hidráulico, sistema elétrico, alavanca de marchas, alavancas de grupo, sistema de freios, iluminação, segurança e troca de óleo, além das aulas práticas ao final do curso.

“É essencial na vida do agricultor, pois melhora a rotina no campo que não é fácil. Hoje nós, técnicos, estamos aqui com um único propósito: a gratidão, pois saber que de alguma forma podemos proporcionar ganhos na produtividade, além de aliar à preservação dos recursos naturais e do meio ambiente não tem preço,” destacou Platini.

Para o participante Adriel Cardoso, a experiência é única e proveitosa “Sabemos que a preservação é muito importante para nosso meio ambiente, pois as terras que são trabalhadas há muito tempo só terão aproveitamento através da mecanização. Hoje não é necessário desmatar e com isso a gente consegue reaproveitar a mesma terra que não teria mais serventia”, destacou Adriel.

A ação faz parte de um planejamento que idealiza alcançar todas as comunidades dos municípios do Amazonas. No total, no ano de 2023, mais de 400 agricultores familiares já foram capacitados.

TEXTO:  Ingrid Simão/Idam

FOTO:  Divulgação/Idam