Ações do Idam asseguram o licenciamento de piscicultores de Envira

Em visita técnica, técnicos do Instituto deram também orientações de boas práticas aos produtores beneficiados

O Governo do Amazonas, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), e em parceria com a Secretaria de Produção de Envira (distante 1.208 quilômetros de Manaus), realizou visitas técnicas aos piscicultores do município, com a proposta de fazer um levantamento de dados para o licenciamento. As visitas ocorreram entre os dias 21/07 e 22/07.

“Nas visitas, contamos com o engenheiro de pesca Oster Machado, que deu orientações aos piscicultores quanto a boas práticas de manejo e formas de aumentar sua produção”, delineou o gerente da unidade local do Idam em Envira, José Ronnivon Andrade Ferreira.

Ao todo, foram atendidos 20 produtores para a emissão de licença ambiental junto ao Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) e análise de água para a verificação do pH.

O gerente salientou ainda o grande potencial que o município tem no setor de produção de pescado. Segundo ele, a expectativa é que ações como essa permitam a Envira tornar-se autossustentável, abastecendo plenamente seu mercado local e melhorando a qualidade de vida da população com geração de emprego e renda.

Piscicultura

A criação de peixes é uma das principais atividades responsáveis pela geração de ocupação econômica e renda no interior do Amazonas. A atividade se apresenta como uma solução viável para a manutenção da produção de peixes, principalmente para atender a demanda local no período da entressafra, bem como manter a oferta constante nos grandes centros urbanos.

O Governo do Estado contribui para o avanço da piscicultura através de ações de fomento, capacitação e licenciamento, bem como a produção de alevinos em estações públicas.

FOTOS: Divulgação/Idam