Idam participa de reunião sobre Arranjos Produtivos Locais na Sedecti

O Projeto busca o desenvolvimento econômico das comunidades rurais do estado do Amazonas

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), junto a outros órgãos do Governo do Amazonas, participou, nesta quarta-feira (26/07), de reunião para desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais – APLs, promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia Inovação (Sedecti).

Representando o Idam no Núcleo Estadual de Arranjos Produtivos (NEAPL), participaram do evento, o chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural (Dater), e o chefe de Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal (Datef), Luiz Rocha Maciel. O encontro teve objetivo de promover um debate resolutivo entre as instituições sobre os desafios a serem superados, de forma integrada, para o desenvolvimento do APL: fécula e farinha da mandioca, polpas, extratos e concentrados de Fruta e Produto Florestais Não Madeireiros no Amazonas.

“O projeto visa trabalhar de forma sistematizada as cadeias produtivas do nosso estado. Temos foco em alguns produtos de determinadas regiões, ou seja, essa parceria tem o objetivo de dar o melhor alcance aos empreendimentos familiares e rurais, principalmente daqueles que estão localizados em comunidades mais distantes da capital que tem maior vulnerabilidade social, o plano é inseri-los no mercado através dos Arranjos Produtivo Locais, buscando assim, o desenvolvimento econômico no estado”, explicou o engenheiro florestal Luiz Rocha.

Arranjos Produtivos Locais – APL

Arranjos Produtivos Locais (APLs) são o conjunto de empresas, produtores e instituições que, em um mesmo território, mantêm vínculos de cooperação. Com produtos semelhantes, participam da mesma cadeia produtiva, utilizam insumos comuns, necessitam de tecnologias semelhantes e informações sobre os mesmos mercados. Um APL é a prioridade definida por uma região para o seu desenvolvimento econômico.

Estiveram presentes na reunião a Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), a Secretaria Executiva do Trabalho e Empreendedorismo (Setem), Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).

FOTO E TEXTO: Ingrid Simão/Idam

Contatos para a imprensa: Assessoria de Comunicação do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam): comunicacaoidam@gmail.com/Ártemis Cunha 92 98406-5021)/Antônio Barros Jr 92 98145-1183/Nailson Castro 92 99113-2311/Rita Ferreira 92 98208-9685.