Idam investe em capacitação e assistência técnica para organizações de produtores de Autazes

Objetivo é reorganizar 10 associações de produtores do município para que possam acessar políticas públicas

Com o objetivo de levar desenvolvimento sustentável às comunidades rurais de Autazes (distante 113 quilômetros de Manaus), o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) tem realizado ações voltadas à capacitação e assistência técnica de associações de produtores rurais e cooperativas.

“Em cada comunidade que vamos, estamos listando as atividades que são necessárias para avançarmos neste trabalho. Temos tido resultados ótimos, com os próprios comunitários fazendo todo o possível para assegurar a regularização de suas organizações e possibilitando e se organizando para futuras capacitações”, explicou o técnico agrícola Maurício Borges.

Segundo Borges, observam-se organizações em estado de irregularidade perante a Receita Federal, o que impossibilita o acesso a políticas públicas. As ações visam não apenas capacitar representantes destas associações e cooperativas, mas também auxiliar no processo de regularização.

Uma das organizações beneficiadas foi a Associação de Desenvolvimento Comunitário e Agrícola Bom Jesus PA/ACARA, que recebeu uma série de palestras de capacitação, entre os dias 10 e 11 de agosto, abordando temas como: Associativismo, Gestão Organizacional, Técnicas de Gestão e Liderança e Automotivação.

“Observamos que esta associação estava precisando se regularizar.  Ela encontra-se inapta na Receita Federal por omissão de declarações, desde 2019, sobre as quais os próprios associados não tinham conhecimento. Estavam sem ata de troca de diretoria, sem reconhecimento e lavramento em cartório. E a parte de gestão de documentos dos sócios não existe, justamente pela falta de conhecimento”, delineou a extensionista rural do Idam, Joyce Magalhães.

Conforme a extensionista, o Idam tem o projeto de reorganizar 10 associações do município para que fiquem aptas e com documentos necessários para acesso às políticas públicas de 2024, com 7 organizações já engajadas.

FOTOS: Divulgação/Idam