Em Itapiranga, Idam acompanha a criação de associação de produtores rurais

A associação visa impulsionar as culturas de maracujá, melancia, hortaliça e a avicultura no município

A equipe da unidade local (UnLoc) do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam) em Itapiranga (distante 227 quilômetros de Manaus) acompanhou de perto a criação da Associação Agroextrativista Pedra Vermelha, que já conta com 16 associados. A organização permitirá aos membros o acesso a benefícios e facilitará a cooperação para o desenvolvimento dos agricultores familiares da região.

O gerente da UnLoc do Idam em Itapiranga, Sérgio Froes, esteve durante o ato de criação da associação, realizado na última quinta-feira (26/10), e analisa a iniciativa como positiva para o setor primário.  “Na reunião, discutimos a eleição da diretoria e processo da associação, que atenderá, de início, 16 agricultores associados, com atuação na avicultura e as culturas do maracujá, laranja, abacaxi, açaí, banana, melancia e hortaliças em geral”, pontuou o gerente.

Froes acrescentou que, com uma associação legalizada, os agricultores familiares associados poderão acessar benefícios, participar de chamas públicas e acordos que facilitem a comercialização de seus aos supermercados. “A produção também será impulsionada”, garantiu.

Associativismo

O diretor-presidente do Idam, Vanderlei Alvino, destaca a importância do associativismo para o desempenho do setor primário amazonense, principalmente em se tratando de pequenos produtores rurais.

“O Idam apoia as associações com programas de capacitação e orientação, ao longo do processo de regularização. Por isso, o associativismo é uma das melhores formas de assegurar o desenvolvimento sustentável das nossas comunidades rurais, garantindo uma série de direitos e o crescimento da produção”, concluiu.

Fotos: Divulgação/Idam