Em Alvarães, Idam realiza curso de Mecanização Agrícola para agricultores familiares

Após a capacitação, os interessados também poderão participar de curso para operar máquinas pesadas

De 22 e a 26 de janeiro, o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam) promove, em Alvarães (a 531 quilômetros de Manaus), o curso de ‘Mecanização Agrícola’. As inscrições para a capacitação, realizada em parceria com a Unidade Local (UnLoc) do instituto no município, estão abertas a agricultores familiares de mandioca, citros, hortaliças e frutas da região.

Além dos agricultores, funcionários da Secretaria Municipal de Produção Rural e técnicos do Idam também serão beneficiados. O curso acontecerá em uma propriedade produtora de mandioca, com aulas 100% práticas realizadas com trator agrícola, uma escavadeira hidráulica, um rolo compactador e uma pá mecânica, adquiridos pelo Idam para capacitar os agricultores da região.

“Vamos utilizar os equipamentos realizar a demonstração para que os agricultores possam ter uma produtividade bem maior, por exemplo, um hectare de mandioca que, hoje, de forma tradicional produz em torno de 15 a 20 toneladas de raiz, vai produzir de 20 a 40 toneladas de raiz com a mecanização”, explicou o gerente da UnLoc Luiz Platini.

Máquinas pesadas

Após o curso de mecanização agrícola, os agricultores e técnicos que tiverem interesse em operar as máquinas agrícolas terão oportunidade de participar, ainda, de um curso de operador de máquinas pesadas, que também é uma iniciativa do Idam. Segundo o gerente da UnLoc, a demanda por operadores especializados é crescente no município devido ao aumento da produção agrícola.

“Pretendemos capacitar os participantes para que eles possam dar seguimento a essa profissão de operador de máquinas para trabalhar no município, uma vez que, atualmente, a demanda por profissionais capacitados para a função é alta”, destacou Platini, que será o instrutor dos cursos.

O gerente enfatizou ainda que há uma grande participação de mulheres nos cursos de mecanização e operador de máquina. Os interessados podem realizar inscrição no escritório do Idam em Alvarães.

Mais informações

Informações sobre os cursos podem ser obtidas na UnLoc do Idam no município, localizada na rua Getúlio Vargas, 337, Centro, ou pelo número (92) 9902-8979.

Fotos: Divulgação/Idam