Diário de Viagem da Missão técnica ao Tocantins

Com a colaboração dos Técnicos do Amazonas que estão participando de uma visita técnica ao estado de Tocantins, o site do Idam apresentará um Diário com atividades da equipe que representa nosso Estado. Nesta primeira matéria apresentamos o objetivo deste intercâmbio e a equipe que participa deste Evento.
Após o terceiro dia da visita técnica ao Estado de Tocantins, a equipe responsável pela implantação da produção integrada de abacaxi no Amazonas, compartilha por meio do site do IDAM, de experiências que estão sendo vivenciadas neste período de forma dinâmica, dia-a-dia, com resenhas enviadas pela internet partindo de Palmas/TO.
O objetivo principal desta excursão está centrado na visitação de propriedades produtoras de abacaxi que aderiram voluntariamente ao sistema de produção integrada, como forma de trocar experiências e motivar técnicos e produtores Amazonenses que estão na linha de frente da instalação deste modelo produtivo no nosso Estado.
A equipe está formada por:
· Aristóteles Pires Matos – Coordenador Nacional da PI de Abacaxi, pesquisador da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical;
· Pedro Jorge Benício Barros – Engenheiro Agrônomo da Gerência de Apoio à Produção vegetal – IDAM/DATER;
· Michele Duarte da Silva – Gerente da Unidade Local do IDAM de Novo Remanso/Itacoatiara;
· Josinei Lima da Silva – Técnico agrícola da Unidade Local do IDAM do Careiro;
· Klerysson da Costa Santana – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, SFA/AM;
· Martha Parry de Castro Martins Nogueira – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, SFA/PA;
· Marcos Garcia Bastos – Embrapa Amazônia Ocidental;
· Terezinha Batista Garcia – Embrapa Amazônia Ocidental;
· Aloyséia Cristina da Silva Noronha – Embrapa Amazônia Oriental;
· Marcos Petillo – Agência de Desenvolvimento Sustentável/AM;
· Israel Folgosa Moura – Sebrae/AM;
· José Ronildo Nobre Pessoa – Cooperativa dos produtores rurais da comunidade sagrado coração de Jesus, Vila do Engenho/Itacoatiara.
· Edivlado Soares Mendonça – Cooperativa dos produtores rurais da comunidade sagrado coração de Jesus, Vila do Engenho/Itacoatiara.
· Élcio Torres Anveres – Cooperativa dos produtores rurais da comunidade sagrado coração de Jesus, Vila do Engenho/Itacoatiara.
· Fabrício Pessoa da Silva – Cooperativa dos produtores rurais da comunidade sagrado coração de Jesus, Vila do Engenho/Itacoatiara. Na próxima matéria será apresentada aos leitores deste site a descrição do primeiro dia de visita realizada na fazenda roncador, onde serão conhecidos alguns aspectos da colheita e da pós-colheita de abacaxi em sistema de produção integrada.