I ENCONTRO DOS SERINGUEIROS DO MUNICÍPIO DE COARI

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (IDAM), por meio da Diretoria de Assistência Técnica e Extensão Rural e Florestal – DITER/DITEF, através da Gerência de Apoio a Produção Não-Madeireira(GPNM), Conselho Nacional dos Seringueiros (CNS) e a Unidade Local de Coari, apoiaram o I Encontro dos Seringueiros no último dia 05 de junho, no Município de Coari. Oencontro foirealizado pela Unloc do IDAM/Coari, Prefeitura Municipal e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coari.
Participaram Associações, Seringueiros, Conselhos, Prefeitura Municipal de Coari, Organizações de Base e Agricultores Familiares envolvidos com o fortalecimento da Cadeia de Valor da Borracha Natural no Estado.
Por ocasião do evento h ouve a apresentação da Pauta Florestal/IDAM os novos desafios e estratégias a serem implementadas para o Estado para a cadeia de valor da borracha natural, além de assuntos importantes para o fortalecimento desta cadeia e das organizações envolvidas como: a Subvenção Direta ao Produtor Extrativista – SDPE, as Normas Específicas de Borracha Natural Extrativista; o Programa de Garantia do Preço Mínimo – PGPM; a Organização e Funções Administrativas (Noções Básicas) ; o Desenvolvimento Organizacional e Participativo; o Planejamento Estratégico ; a Definição de Objetivos Estratégicos; as Políticas e Planos Operacionais ; a Elaboração de Projetos e Gestão de Projetos dentre outros. Durante o encontro foram abordados de forma participativa questionamentos do processo da cadeia, como materiais adquiridos para a realização inicial dos trabalhos em campo, transporte, armazenamento, beneficiamento e comercialização. Em seguida foram identificados quais os atores envolvidos em cada etapa da cadeia, elos e acordos entre os mesmos, instituições apoiadoras e reguladoras que poderiam prestar serviços nesta cadeia para a região.
O encontro serviu para orientar nas ações para promoção do desenvolvimento econômico com inclusão social e produtiva de Povos e Comunidades Tradicionais e Agricultores Familiares (PCTAF’s), com respeito às especificidades culturais, manutenção da qualidade ambiental e na sustentabilidade dos meios de vida das populações tradicionais. Foi mencionada também, a importância do Plano Nacional de Promoção das Cadeias dos Produtos da Sociobiodiversidade, com o apoio do governo federal, por meio de articulação dos Ministérios do Meio Ambiente, do Desenvolvimento Agrário, do Desenvolvimento Social, Minas e Energia, da Ciência e Tecnologia e da Agricultura Pecuária e Abastecimento, com outros parceiros do governo e da sociedade civil, que vem trabalhando no sentido de promover a elaboração de uma estratégia política para o fortalecimento das cadeias de produtos da sociobiodiversidade e a consolidação de mercados sustentáveis para estes produtos.
Depois do encontro foi realizada uma reunião com as entidades responsáveis que atuam na cadeia da borracha. Para a Gerente de Apoio a Produção Não–Madeireira (GPNM) “Quênia Barros”, a estratégia deste encontro foi a construção de um planejamento para a integração das ações e projetos de apoio no arranjo produtivo da borracha para o município de Coari, desta forma, foi acordado entre os parceiros as ações a serem implementadas e a responsabilidade dos envolvidos neste processo. Por fim, haverá prazos para as implementações e reuniões posteriores para avaliar o bom desempenho deste planejamento.