Mutirão Arco Verde em Lábrea

O município de Lábrea,recebeu nos dias 15, 16 e 17 de Outubro, o Mutirão Arco Verde/Terra Legal. A operação que visa diminuir o índice de desmatamento ilegal no município, por meio de ações que promovam o desenvolvimento sustentável,contou com a participação e o apoio do Diretor-Presidente do Idam, Edimar Vizolli eequipe técnica juntamente com o Secretário Estadual de Produção Rural, Deputado Eron Bezerra.
O Arco Verde/Terra Legalé o maior programa de regulamentação fundiária do país. Promovido pelo Governo Federal e coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), o TerraLegal atuará no município de Lábrea no combatecontraa grilageme os conflitos agrários, exigindo assim,da coordenação do programa uma proposta específica para a região, denomida “Operação Lábrea Legal”.
Durante a visita, foram delineados e pactuados os compromissos e ações a serem desenvolvidos pelo Mutirão Arco Verde juntamente com os agricultores de Lábrea. Essas ações tem como propósito a geração de emprego e renda, a inclusão social associados à conservação das florestas e à melhor utilização de áreas já desmatadas, por meio de projetos e iniciativas que diversifiquem e fortaleçam a economia local.
O Idam esteve presente nos três dias do evento. Montou umstand, ondeforam promovidas oficinas, exposições e degustação de produtosfeitospelos agricultores domunicípio. O Instituto também realizou 535 atendimentos, ondeagricultores e produtores puderam receber orientações sobreregularização de terras, entre outros esclarecimentos.
No encontro também foram apresentadaspropostas que visam a adequação do município a legislação do ProgramaTerra Legal,sendo elas: a regularização fundiária e ambiental, e o desenvolvimento da produção sustentável. Os Governos Municipal, Estadual e Federal comprometeram-se em ajudar e apoiar o desenvolvimento e implantação das ações do Arco Verde/Terra legalem Lábrea.