Borba: Idam faz balanço das atividades no município

Com o objetivo de avaliar os prejuízos pós enchente a equipe do Idam em Borba contabilizou nos meses de agosto e setembro o atendimento a mais de mil famílias. Essa ação só foi possível graças à parceria com a Prefeitura Municipal, Banco do Brasil e Banco da Amazônia que resultou no atendimento a produtores rurais com crédito emergencial no valor de R$ 2. 000,00 (dois mil reais), para cada família, com recursos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar – Pronaf.
Com o compromisso de atender aos produtores rurais com maior eficiência, o Idam realizou a seleção dos produtores e a emissão de Declaração de Aptidão ao Pronaf – DAP. A Prefeitura se responsabilizou pela mobilização dos produtores, disponibilização de pessoal técnico e digitadores, além de estrutura de internet para dar celeridade aos processos junto aos agentes financeiros.
A linha de crédito emergencial destinada a produtores atingidos pela enchente de 2009 se estenderá até 31 de dezembro deste ano, esclarece José Tarcísio, Gerente da Unidade do Idam em Borba. “Nessa avaliação inicial presumimos que até o final do ano atenderemos um total de mil e quinhentas famílias, com a liberação de recursos na ordem de R$ 3.000.000,00 (três milhões de reais), finaliza o gerente.