Idam e Rede TRAF promovem incentivo ao turismo rural.

Desenvolver em comunidades agrícolas por meio do turismo rural, uma nova modalidade de entretenimento e fonte complementar de renda para o agricultor. Esse é o objetivo que está sendo trabalhado pela Rede de Turismo Rural na Agricultura Familiar (Rede TRAF), uma organização nacional de articulação, constituída de técnicos, instituições e empreendedores, que juntos constroem caminhos e viabilizam oportunidades para o Turismo Rural na Agricultura Familiar. A Rede TRAF, juntamente com o Ministéro do Desenvolvimento Agrário (MDA) e o Ministério do Turismo (Mtur), conduzem o Programa Nacional de Turismo na Agricultura Familiar (PNTRAF), uma união que visa fomentar o turismo interno do país, valorizando as riquezas naturais e culturais de cada região, gerando melhores condições de vida para os agricultores familiares.

Trata-se de um turismo que tem como prioridade a preservação ambiental, a valorização da cultura, da tradição, do trabalho no campo e dos produtos naturais cultivados e produzidos pelas famílias agricultoras. Resgata o artesanato regional, a cultura da família do campo e os eventos típicos, além de proporcionar aos visitantes um contato direto com a natureza e a realidade rural. Incentiva a diversificação da produção e propicia a comercialização direta pelo agricultor, além de contribuir para a revitalização da propriedade rural e para o resgate e manutenção da auto-estima dos produtores.

A REDE TRAF NO AMAZONAS

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) em parceria com a Amazonastur, está promovendo a implantação da Rede TRAF no Estado. Cabe ao Idam,promover a prestação de serviços de assitência técnica e extensão rural junto aos agricultores, assim como identificar as propriedades ou comunidades rurais a serem beneficiadas pelo programa, e elaborar projetos técnicos para financiamento e emissão de declaração de aptidão (DAP).
Ao todo 17 municípios constituem a rede TRAF no Amazonas (Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão, Manaus, Barcelos, Rio Preto da Eva, Manaquiri, Tefé, Coari, Manacapuru, Itacoatiara, Silves, São Sebastião do Uatumã, Parintins, Careiro, Autazes e Maués), sendo Rio Preto da Eva o município piloto, com três 3 propriedades selecionadas para o desenvolvimento das atividade do TRAF.

A fim de capacitar técnicos para identificar propriedades em potencial e orientar os produtores rurais sobre atrativos turísticos para o desenvolvimento das atividades do TRAF na região, visitas, oficinas e intercâmbios estão sendo realizados pelo Idam. No período de 28 de Setembro a 04 de Outubro foi realizado o “Intercâmbio Técnico em Experiências Exitosas no Turismo Rural” no estado do Paraná, onde 10 representantes das unidades locais do Idam (Presidente Figueiredo, Iranduba, Novo Airão , Manaus , Barcelos, Rio Preto da Eva e Manaquiri), 02 da Amazontur e 01 representante da Prefeitura de Rio Preto da Eva visitaram 4 propriedades que desenvolvem o TRAF, com vistas acolher novas experiências e modelos de produção que podem ser posteriormenteaplicados nos munícipios do Amazonas.
Em uma região potencialmente rica, no que diz respeitoà cultura, as tradições, os produtos naturais e a paisagem que encanta a todos, incentivar a implantação da Rede TRAF no Amazonas deve ser uma missão contínua dos técnicos e colaboradores do programa, já que visa não somente a prosperidade das comunidades agrícolas beneficiadas, como também o desenvolvimento do Estado e seu potencial turístico, que ganhará maior visibilidade com esssa nova modalidade de entreterimento,atraindo visitantes que estejam interessados em conhecer a vida no campo e as belezas dos municípios. Segundo o Articulador da Rede TRAF no Idam, Romualdo Figueiredo Ramos, a implantação do TRAF em municípios do Amazonas “Resgata a cultura, oportuniza uma modalidade de entretenimento, e proporciona mais uma fonte de renda para as famílias”, afirmou ele.