Barcelos : Idam realiza inventário florestal

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF/DITEF realizou entre os dias 30 de setembro a 14 de outubro de 2009, no município de Barcelos a 405 km de Manaus, no médio Rio Negro, inventário florestal da espécie jauari ( Astrocarium jauari ) com vistas ao licenciamento ambiental para exploração de palmito.
Dentre os produtos florestais não madeireiros com potencial para o manejo no município de Barcelos está o jauari que é uma planta multicaule e pode atingir até 20 metros de altura, muito freqüente e abundante na floresta amazônica.
O objetivo maiordeste trabalho éa utilização de metodologia adequada para que não haja exploração irracional, visando à continuidade da espécie na região e a geração de emprego e renda para a cidade de Barcelos, que possui um considerável potencial de exploração de palmito. Atualmente a fábrica de produção de palmito encontra-se fechada aguardando a liberação da licença de operação, que depende de um plano de manejo. O início das atividades com a exploração de palmito do jauari deu-se no inicio do ano de 1985, com aproximadamente 40 prestadores de serviço e chegou a admitir nos anos 80 e 90 até cem pessoas com empregos diretos e indiretos. A capacidade de produção estimada é de 1.300 vidros, contendo 300 gramas de palmito ou até 4 ton/dia. Por isto faz-se necessário a realização de inventário desta espécie, para que se possa realizar a extração de baixo impacto com metodologia adequada e de maneira sustentável.
A realização do inventário se deu no Arquipélago de Mariuá, em 14 ilhas, e contou com o apoio da Prefeitura Municipal de Barcelos, um técnico do DATEF e a equipe de técnicos do Idam no município.
Segundo a coordenadora do projeto, a engenheira florestal do DATEF Karina Lima, “o arquipélago possui outras ilhas que no futuro bem próximo devem ser visitadas para novos levantamentos, visando maiores informações a respeito do potencial local”.