Idam recebe recursos do Programa Luz Para Todos

Em reunião ocorrida nesta sexta-feira, 08, o Presidente do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), Edimar Vizolli anunciou a liberação da primeira parcela do Convênio Luz Para Todos com o Ministério das Minas e Energia, no valor de R$ 469.321,60
O Convênio orçado em R$ 1.068.851,65 se destina a apoiar grupos de agricultores familiares e a produção agrícola e não agrícola em comunidades rurais de Beruri, Barreirinha, Canutama, Nhamundá, Manacapuru, São Gabriel da Cachoeira, Tapauá e Urucará, realizando ações e atividades de capacitação com enfoque na reorganização do processo produtivo para a diversificação das atividades e agregação de valor, utilizando metodologias participativas e fundamentada em princípios agroecológicos. Até novembro deste ano serão implantados nesses municípios, 11 unidades demonstrativas de produção (7 de mandioca e 4 de banana) e 25 centros comunitários de produção, sendo 13 para farinha de mandioca, 1 de derivados de cana-de-açúcar, 5 para criação de galinha caipira, 2 para beneficiamento simplificado de pescado, 2 para tratamento de pós colheita de banana e 2 para mel de abelha (meliponicultura).
Durante a reunião a Gerente de Convênios, Contratos e Acordos de Cooperação do Idam, Eda Oliva apresentou a diretoria executiva, chefes de departamentos e gerentes o cronograma de acompanhamento de metas do Programa Luz Para Todos ressaltando a importância desse programa e enfatizando o cumprimento dos prazos e metas. “Para que isso aconteça os gerentes das Unidades Locais do Idam – dos oito municípios contemplados – serão capacitados e assessorados pela equipe do escritório central, que estará acompanhando de perto as etapas de execução”, finalizou Eda.
Segundo Vizolli a participação do Idam nesse Projeto é fundamental, porque estaremos ao lado dos agricultores familiares falando sobre organização, produção, uso do crédito rural, comercialização, além de prestarmos assessoria na implantação e condução dos centros comunitários de produção e unidades demonstrativas. “É primordial a presença de nossa equipe em todas as fases desse processo, avaliando, identificando soluções e buscando o apoio das Prefeituras Municipais envolvidas e das comunidades selecionadas”.