Idam recebe comitiva do CEPAL/ONU

Na manhã de terça-feira (09/02), os integrantes da Comissão Econômica para América Latina e Caribe – CEPAL, visitaram o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas – IDAM e todo Sistema Sepror para conhecer mais sobre as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Assistência Técnica, Extensão Rural e Florestal – ATER e o Programa Zona Franca Verde implantado pelo governo do Amazonas.
Com o objetivo de avaliar as recomendações que foram feitas na última visita, em 2007, os membros da CEPAL: José Gomez (Coordenador da Missão CEPAL/GTZ), Alonso Diaz (Coordenador da GTZ no Equador), Manuel Rojas (Coordenador do Programa de Desenvolvimento Rural no Peru) e Márcia Tavares (Oficial da CEPAL), visitaram as dependências da instituição, acompanhados por Edimar Vizolli (Diretor-Presidente do Idam), Deputado Eron Bezerra (Secretário de Produção Rural), Ferdinando Barreto (Secretário Executivo da Sepor), Edson Barcelos (Secretário Executivo de Políticas Agropecuárias) e Geraldo Bernardino (Secretário de Pesca e Aquicultura).
Depois das visitas, a comissão seguiu para o auditório do Sistema Sepror/IDAM para verificar as atividades desenvolvidas, por esta instituição do Governo Estadual, com as famílias rurais. Os projetos foram explanados pelo Deputado Eron Bezerra, Edson Barcelos, Ferdinando Barreto e Geraldo Bernadino, onde destacaram os Serviços de ATER, a Piscicultura, e os projetos de Manejo Florestal e “Minha Casa, Minha Vida” para o produtor familiar do Amazonas. Segundo José Gomez, Coordenador da Missão da CEPAL, em 2007 foram elaboradas 30 recomendações para focar o desenvolvimento sócio-econômico dos habitantes do interior do Amazonas, sendo que muitas delas foram realizadas com sucesso. “Fico muito feliz em ver que o Programa Zona Franca Verde, do Governador Eduardo Braga e Omar Aziz, está rompendo barreiras para levar assistência para as comunidades que tem um acesso muito difícil. Ainda não consigo acreditar que o Estado do Amazonas, antes do Governo Braga, ficou sem um órgão responsável pela Produção Rural e isso em qualquer lugar do mundo é inadmissível. Segundo a apresentação do Sr. Edson Barcelos, hoje os escritórios do IDAM estão presente em todos os 62 municípios do Estado e em mais 4 comunidades, é um avanço enorme para o Governo trabalhar a melhoria da qualidade de vida do povo amazônico. O Programa Zona Franca Verde não pode parar, isso é um fato. Vamos preparar o relatório e publicar o artigo na CEPAL e na ONU (Organizações das Nações Unidas), para que todos tenham conhecimento sobre esse grande projeto”, disse.
A comitiva da missão estará presente em Manaus até sexta-feira (12/02), para conhecer mais sobre o Estado do Amazonas, antes de retornar para sua sede em Santiago do Chile.
Para conhecer mais sobre a CEPAL, visite o site: www.eclac.org.br
Siga-nos do Twitter: www.twitter.com/idamgov