I Encontro sobre Política de Crédito e Calendário Agrícola de Lábrea.

Ocorreu no período de 3 a 6 de fevereiro o “I Encontro sobre Política de crédito e calendário agrícola para o município de Lábrea”. Realizado pelo Idam/Sepror/Câmara dos Vereadores de Lábrea, no auditório do pólo da Uea no município, o evento que é uma continuidade das ações realizadas na operação Arco Verde , reuniu representantes de entidades da esfera municipal, estadual, agentes financeiros e sociedade civil, tendo como objetivo a elaboração do Plano de Política Agrícola e o Calendário Agrícola para o município de Lábrea.
Durante os três dias de encontro as entidades presentes tiveram a oportunidade de apresentar propostas e sugestões que viabilizem a diminuição dos índices de inadiplência dos produtores rurais do município, visando assim a melhoria das condições de vida e renda das famílias agricultoras.
A Agência de Fomento do Amazonas (Afeam), bem como o Banco do Brasil e o Banco da Amazônia discutiram com os presentes as metas e ações para a efetivação de políticas de crédito para o setor primário. O Gerente do Banco da Amazônia da Agência de Humaitá, Adelsio Alves de Araújo , expôs aos participantes sobre as finalidades do PRONAF B Simples, sendo este de fácil acesso, às condições favoráveis ao crédito agrícola. Atualmente esta linha de crédito está fechada, assim sendo, orientou que se busque alternativas de crédito com o PRONAF AF.
Ao longo do encontro foi realizada uma visita de campo a uma propriedade financiada. Também foi realizada uma ação de crédito-Pronaf Emergêncial pelo Banco da Amazônia.
Após a exposição das metas e estratégias para 2010, foi elaborado pelos participantes um Calendário para aplicação de crédito e estratégias, sob a forma de sugestões, contendo estratégias para recuperar e evitar a i nadimplência do crédito, como também para um melhor direcionamento.