Curso de Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil é realizado em Manicoré

A Unidade Local de Manicoré do Idam, visando fortalecer a produção Florestal Não Madeireira no Município, realizou entre os dias 25 de janeiro a 15 de fevereiro, 12 cursos de capacitação em Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil para extrativistas da Cooperativa Verde de Manicoré, com os seguintes objetivos:
Ø Capacitar os coletores nas Boas Práticas de Manejo da Castanha-do-brasil, visando à melhoria da qualidade do produto no processo de coleta, quebra, secagem e armazenamento.
Ø Adoção das boas práticas de manejo da Castanha-do-brasil, nas atividades de mapeamento das áreas de coleta, limpeza do castanhal, coleta e quebra dos ouriços, secagem das castanhas e armazenamento primário.
Ø Prevenir o risco de contaminação por aflotoxinas na Castanha.
Ø Propiciar conhecimento que permita a garantia da qualidade Castanha pelos coletores.
Ø Redução dos riscos de acidentes, através das orientações de segurança no trabalho.
Ø Incentivar o trabalho coletivo para a realização da limpeza dos castanhais e demais práticas de manejo. As capacitações ocorreram através de parcerias entre IDAM e COVEMA (Cooperativa Verde de Manicoré), IEB (Instituto Internacional de Educação do Brasil), CEUC (Centro Estadual de Unidades de Conservação) e IDEAS (Instituto de Desenvolvimento Amazonense Sustentável).
Nesse período foram capacitados 270 extrativistas coletores de Castanha-do-brasil. As capacitações foram ministradas pelo Técnico Agrícola e Pós-técnico Florestal, Marilson Rodrigo da Silva da Unidade Local de Manicoré.