Governo libera mais de 350 mil reais para atender produtores

Dois convênios firmados pelo Governo do Amazonas por meio do Conselho de Desenvolvimento Humano – CDH, no valor global de R$ 351.723,68 já estão disponíveis, a partir deste mês de fevereiro, a serem utilizados para alavancar as ações do setor produtivo nos municípios do Alto Solimões e Beruri.

O Convênio n º 03/2009, no valor de R$ 171.092,68 firmado entre o CDH e a Associação Comunitária Divino Espírito Santo tem como objetivo a construção e adequação da Usina de Beneficiamento de Castanha-do-Brasil em Beruri que vai beneficiar diretamente cerca de 400 produtores rurais, responsáveis pela produção anual de setenta mil litros de castanha.

Este Convênio conta com a parceria do Idam como concedente, Sepror, Fundação Amazônia Sustentável – Fas, Prefeitura Municipal de Beruri, Fetagri dentre outras. Todas as etapas do processo já estão consolidadas. Coube ao Idam a elaboração do projeto básico e a execução da obra, incluindo instalações elétricas e hidrosanitárias, muro, caixa d’água. A Fas vai fornecer os equipamentos para o funcionamento da Usina de Castanha e a parte de capacitação de mão-de-obra fica sob a responsabilidade do Sebrae.

Para os produtores locais essa atividade será de relevante importância para o município, inicialmente pelo aumento da produção, melhoria da qualidade do produto, comercialização inclusive a nível internacional, geração de emprego e renda para o município.

O segundo Convênio, de nº 04/2009, firmado entre o CDH e a Diocese do Alto Solimões já tem disponibilizado o valor de global de R$ 180.631,00 destinado a Fábrica de Ração Solivida do Alto Solimões que tem como objetivo a promoção e o desenvolvimento dos criadores da agricultura familiar para criação de ovos, tipo caipira, nos municípios de Tabatinga, Benjamin Constant, Atalaia do Norte, Amaturá, São Paulo de Olivença, Santo Antonio do Içá e Tonantins.

Todo esse trabalho será administrado por um Conselho Administrativo composto por membros do CDH, Idam, Sepror/Sepa, Prefeituras Municipais, Agrosol e demais parceiros envolvidos no processo.