Idam realiza inventário florestal para plano de manejo experimental do jauari.

Teve início hoje, 24, no município de Barcelos, no alto Rio Negro, um inventário florestal da espécie jauari ( Astrocarium jauari ). Realizado pelo Idam , por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF/DITEF, o inventário visa a implantação de um plano de manejo experimental do jauari com vistas ao licenciamento e extração de palmito no município de Barcelos.

Dentre os produtos florestais não madeireiro com potencial para o manejo no município de Barcelos está o jauari, uma planta multicaule que pode atingir até 20 metros de altura, encontrada em abundância na floresta amazônica e que é utilizada para a fabricação de palmito.

O objetivo maior para o levantamento é dar continuidade ao inventário piloto realizado nas 14 ilhas do Arquipélago de Mariuá. Desta forma, o mesmo, irá subsidiar o plano de manejo que visa a exploração sustentável desta espécie. O inventario contará com o apoio da Unidade Local de Barcelos e a prefeitura do Município, sendo finalizado no dia 10 de março.