Governo entrega mudas em Barcelos

Os agricultores do município de Barcelos se preparam para receber nesta terça-feira, 2, mais uma balsa com 15 mil mudas de pupunha. Essa é a segunda etapa do Programa de Revitalização da Agroindústria de Palmito, que prevê a implantação de 10 projetos no valor total de R$ 41.241,00, contratados pela Agência de Fomento do Amazonas – Afeam, com recursos do Fundo de Apoio às Micro e Pequenas Empresas e ao Desenvolvimento Social do Estado do Amazonas – FMPES. Ao todo serão destinadas 40 mil mudas de pupunha aos agricultores daquele município. Na primeira etapa, os agricultores foram contemplados com 27 mil mudas, entregues em setembro do ano passado. A terceira e última etapa está prevista para março de 2010, com o envio de 8 mil mudas ao município.
O Programa de Revitalização da Agroindústria de Palmito, conta com o apoio do Governo do Estado por meio da Secretaria de Produção Rural (Sepror) que disponibilizou as mudas, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) com a prestação do serviço de assistência técnica e extensão rural e da Prefeitura de Barcelos, responsável pelo deslocamento das mudas até o município (pagamento do aluguel da balsa, mão-de-obra e frete do caminhão). De acordo com o calendário agrícola, os agricultores poderão iniciar a extração do palmito após 18 meses do período do plantio. No primeiro ano serão extraídas quatro mil hastes, no segundo ano, aumenta para cinco mil hastes e no terceiro ano chega a sete mil hastes de palmito. O agricultor poderá comercializar a haste do palmito junto aos órgãos responsáveis pela merenda escolar ou junto ao comércio local e outros centros consumidores. O preço pago pela haste do palmito gira em torno de R$ 0,80 (oitenta centavos).
O beneficiamento do palmito sera feito pela agroindústria Jauari Agroindustrial, instalada no município na década de oitenta e revitalizada em 2004 pelo Governo Eduardo Braga.