Barcelos: Idam realiza mapeamento para extração de palmito

O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam), por meio do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal – DATEF/DITEF realizou entre os dias 25 de fevereiro a 09 de março, no município de Barcelos, a 405 km de Manaus, no médio Rio Negro, mapeamento de 22 ilhas consideradas de grande potencial da espécie jauari (Astrocarium jauari) com vistas ao licenciamento ambiental para exploração de palmito.
Dentre os produtos florestais não madeireiros com potencial para o manejo no município de Barcelos, está o jauari, uma planta multicaule que pode atingir até 20 metros de altura, muito frequente e abundante na floresta amazônica.
O objetivo maiordeste trabalho foia realização de mapeamento de ilhas com potencial para exploração. O próximo passo será a realização de inventário dessas 22 ilhas mapeadas para estimativa de indivíduos aptos para extração, d esta forma, subsidiando o plano de manejo experimental, visando à exploração sustentável desta espécie. O inventário contou com o apoio da Unidade Local do Idam emBarcelos e da Prefeitura do Município.