Extensão apóia ações de saúde em Amaturá

Com o objetivo de discutir ações e estratégias de prevenção das Gripes A H1N1(gripe suína) e H5N1 (gripe aviária), a equipe da Unidade do Idam em Amaturá participou nesta quinta-feira, 25, de uma reunião com representantes da Secretaria Municipal de Saúde, Fundação de Vigilância Sanitária (FVS), Fundação Nacional de Saúde ( FUNASA), Secretaria Municipal de Educação, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Gestores das Escolas Estaduais Amaturá e São Cristóvão.
Durante o evento o técnico da Unidade Local do Idam Warlen Ariel – que participou recentemente de um treinamento oferecido pelo MDA/IDAM/EMBRAPA – explanou sobre o tema “Educação para o enfrentamento das gripes Aviária, Suína e Eqüina” e o papel da Extensão Rural dentro deste contexto. Na oportunidade ressaltou as principais medidas de biosseguridade a serem adotadas, principalmente os cuidados que os produtores rurais devem ter uma vez que têm contato direto com os animais suscetíveis, como porcos e galinhas.
Na opinião de Warlen, o IDAM pode colaborar com algumas das ações dentro de suas competências. “Faremos um ciclo de palestras destinado a professores da rede Estadual e Municipal de Educação, aos alunos, as Associações de Produtores e Agentes Comunitários de Saúde. Vamos estreitar ainda mais a parceria com as equipes de saúde para nos prevenir contra essas doenças, e evitar conseqüências trágicas para as famílias rurais. O e xtensionista tem um importante papel na atuação junto aos produtores rurais, levando orientações e medidas de prevenção ”, finalizou o técnico do Idam.
Saiba mais:
– Influenza Suína (Gripe Suína) – Estudos recentes indicam que o vírus H1N1 é originário de um vírus aviário, pois todos os seus oito segmentos genômicos são muito semelhantes aos encontrados em aves. Portanto todo cuidado é pouco da lida e no trato com esses animais no campo.
– Influenza Aviária (Gripe Aviária) – O vírus da influenza aviária está distribuído pelo mundo em aves domésticas como: galinhas, perus, codornas, patos, gansos e também em aves silvestres e aquáticas migratórias. Os perus e as galinhas são as espécies mais suscetíveis. A principal preocupação da Organização Mundial de Saúde, é o risco da haver uma mutação entre esses tipos de vírus, e o vírus da gripe aviária (H5N1) ser transmissível entre seres humanos, pois este é mais agressivo e mais muito mais severo que o H1N1.