II Oficina Referencial Teórico para as Metodologias Participativas de ATER

Desde o dia 12/04, o município de Presidente Figueiredo está sendo palco do 5º Encontro Anual dos coordenadores do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), da Fundação Paulo Freire, GTZ e dos Extensionistas Rurais de todos Estados brasileiros para o nivelamento das metodologias de ATER.
Com o objetivo de analisar as práticas adotadas atualmente, essa Oficina pretende aprofundar as discussões nas perspectivas da educação emancipatória e dos princípios e diretrizes estabelecidas pelo Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (PNATER). A construção das metodologias de forma compartilhada são essenciais para o nivelamento das Redes de ATER, levando em consideração a I Oficina, realizada no Rio Grande do Norte.
Além do Intercambio, a programação que o IDAM realizou é bastante atrativa, como as visitas de campo em Presidente Figueiredo, Careiro da Várzea e a Zona Rural de Manaus. Segundo o articulador nacional da Rede, Reginaldo Silveira (MDA), o Amazonas é muito atrativo diante da sua diversidade cultural. “Aqui tem Extensionistas de todos os Estados brasileiros, e o intercambio na Amazônia é uma novidade para todos. É visível que os trabalhos aqui são realizados de uma forma distinta, pois há uma série de questões como, por exemplo, a logística do acesso as outras cidades que na maioria das vezes só é realizada pelo transporte fluvial, aumentando os custos dos Serviços de ATER”, disse.
O Diretor-Presidente, Edimar Vizolli, esteve presente no dia da abertura juntamente com o Secretário de Produção Rural, Ferdinando Barreto, o Diretor-Técnico de ATER do IDAM, Ramonilson Gomes e o representante da Agência de Desenvolvimento Sustentável. Além de dar as boas vindas a nossa casa, Vizolli, falou sobre o Programa Zona Franca Verde e a Assistência Técnica e Extensão Rural no Amazonas.