Mutirão Arco Verde Terra Legal contribui para a diminuição do desmatamento.

As ações desenvolvidas pelo Mutirão Arco Verde Terra Legal no ano de 2009 foram de grande importância para a diminuição do desmatamento na Amazônia. Segundos dados divulgados pela Ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, houve um diminuição de 51% do desmatamento das florestas Amazônicas de Janeiro de 2009 a Fevereiro de 2010. Especificamente no Amazonas, o município de Lábrea, que despontava na lista do Arco do desmatamento até o ano passado, diminui consideravelmente a destruição de suas matas, graças as ações desenvolvidas pelo governo e pelos órgãos engajados na luta contra o desmatamento.
Segundo a Ministra, em coletiva realizada no dia 08 de Abril, a redução do desmatamento está ligada ao desenvolvimento de alternativas sustentáveis que levam progresso econômico e social aos agricultores rurais através do Cadastramento Ambiental Rural, como é o caso do Mutirão Arco Verde Terra Legal. "Esse é o passo mais importante para a regularização ambiental das propriedades rurais e assegura o trabalho da agricultura e a proteção do meio ambiente", afirmou a Ministra.
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), como órgão prestador dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural realizou em 2009 inúmeras ações visando o cadastramento ambiental rural em diversos municípios do amazonas e a diminuição do desmatamento ilegal.
Durante a coletiva a Ministra anunciou que ainda em abril, haverá uma reunião com todos os órgãos envolvidos no combate ao desmatamento, em Brasília, Distrito Federal. Dentre os assuntos a serem discutidos no evento estão às novas alternativas para que o Brasil atinja até 2020 uma redução de cerca de 80% do desmatamento, atingindo assim a meta firmada pelo Brasil na Convenção do Clima, em Copenhague.