Idam realiza exposição de produtos fabricados em Silves

Começa nessa sexta-feira, 14, no auditório do Sistema Sepror, a apresentação dos primeiros resultados do modelo de Parceria com o Setor Empresarial (PSE) firmado entre o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), Associação Vida Verde da Amazônia – AVIVE, Precious Wood da Amazônia – PWA, e Cooperação Técnica Alemã – GTZ.
O evento, agendado para as 10 horas, tem como objetivo principal a exposição de cosméticos naturais à base de plantas, utilizando a extração sustentável de óleos essenciais da várzea e terra-firme fabricados por comunitários do município de Silves. As primeiras comunidades beneficiadas pelo Projeto foram as do Rio Anebá (Aparecida, Livramento e São Sebastião); do Rio Urubu (São Pedro, Marupá, Nossa Senhora da Conceição e São Tomé); do Rio Amazonas (Divino Espírito Santo); e do Rio Sanabani (São Sebastião).
O Projeto, implantado há um ano, vem atuando com vista ao desenvolvimento socioambiental deSilves, oportunizando a geração de renda e demais benefícios oferecidos pelo manejo adequado dos recursos naturais da Amazônia, pelas populações tradicionais e agricultores familiares. Outra área de atuação do projeto é fortalecer a organização social AVIVE, reconhecida pela produção de óleos, sabonetes, velas e incensos com o uso dos recursos naturais presentes na Amazônia, destinada aos mercados varejistas do Brasil e exterior.
Na opinião do Chefe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal do Idam, Sérgio Gonçalves, esse resultado só foi obtido graças aos esforços entre os parceiros envolvidos. “A empresa PWA destinou uma área, certificada FSC, de aproximadamente 80.000 ha para que a AVIVE, junto com as comunidades rurais, assistidas pelo IDAM e GTZ, pudessem fazer o uso dos recursos florestais não madeireiros. Este processo possibilitou a ampliação da oferta de matéria prima para a unidade de processamento da AVIVE, como conseqüência o aumento da produção e a ampliação do número de famílias beneficiadas. A legalização dos produtos da Avive, via Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA possibilitará a circulação desses produtos nos mercados nacionais e internacionais, como em todo o segmento de farmácias, supermercados, lojas de cosméticos e outros especializados. Desta forma, será possível ampliar a produção e melhorar a renda das famílias agroextrativistas beneficiadas. Também será a primeira experiência comunitária da Amazônia, além das duas no Brasil (Fitovida /NE e Agrotec/CO), a terem o registro aprovado na ANVISA, finalizou Sérgio.
A equipe do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Florestal DATEF/IDAM, responsável pela organização do evento, convida servidores e colaboradores para conhecer de perto os produtos fabricados em Silves, que estarão disponíveis a partir das 10 horas desta sexta-feira no auditório do Sistema Sepror. Vale à pena conferir!.