Idam patrocina Seminário de Produção Integrada

Acontece nos dias 14 e 15 de junho, no Auditório Belarmino Lins da Assembléia Legislativa do Estado do Amazonas, o Seminário Sistemas Agropecuários de Produção Integrada. Promovido pelo Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Embrapa Amazônia Ocidental, o evento tem como objetivo promover debates e apresentar temas relacionados à Produção Integrada, visando tornar a agropecuária amazonense mais competitiva e profissional, com produtos de alta qualidade, sem, no entanto, esquecer das questões relacionadas à sustentabilidade ambiental e ao bem estar das pessoas que trabalham no processo de produção. O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado Amazonas (Idam) é o patrocinador do evento.
A Produção Integrada é um sistema que gera alimentos seguros e outros produtos agrícolas de qualidade pela utilização de tecnologias adequadas. Essas tecnologias garantem a continuidade da produção ao longo dos anos, evitando a degradação do meio ambiente e garantindo a possibilidade de uso dos recursos naturais pelas gerações futuras (sustentabilidade). Permitem também o conhecimento do caminho percorrido pelo produto em todas as fases do campo até o ponto de venda (rastreabilidade). Tendo como tema central o alimento seguro e a produção sustentável no Amazonas, o Seminário terá uma programação variada, que inclui palestras, mesas-redondas e espaços para discussões e trocas de experiências. Serão abordados temas como: Os avanços e os desafios da Produção integrada no Estado do Amazonas, os resultados dos projetos de pesquisas em andamento no País, as questões ambientais e a importância da rastreabilidade no Sistema de Produção Integrada, e o envolvimento dos produtores rurais nesse sistema de produção.