Agricultores são beneficiados com máquinas e equipamentos agrícolas

Através de projeto de crédito rural, elaborado pelo Idam, 16 famílias de agricultores familiares de Manicoré que produzem banana, melancia, cacau, jerimum e farinha de mandioca foram beneficiadas com a aquisição de veículos utilitários novos financiados pelo PRONAF Mais Alimento. A conquista do grupo de agricultores resultou na compra de 01 trator agrícola marca Green Horse 204 traçado 4×4, 01 trator agrícola marca New holland 75 CV, 01 trator agrícola Yanmar 35 cv e 01 caminhão Ford Cargo 815. Produtores rurais da comunidade São José e Liberdade, localizadas na Ilha de Onças, zona rural de Manicoré, também adquiriram mais dois tratores agrícola marca New holland 75 CV que serão entregues no próximo dia 26, sábado,pelo presidente do Idam Edimar Vizolli para mais seis famílias.
Além de beneficiar o sistema de produção, os veículos novos aumentaram a auto-estima dos agricultores familiares e despertaram interesse de outrosque almejam o aumento da produtividade em seus cultivos, bem como o escoamento da produção. Tambémvem possibilitando que eles introduzam ou ampliem o uso de tecnologia de mecanização em suas atividades.
O Programa Mais Alimentos é uma linha de crédito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), desenvolvido por meio do Banco do Brasil e do Banco da Amazônia,criada para estimular a modernização produtiva das unidades familiares agrícolas de todo o país. O Programa financia projetos até R$ 130 mil, tem juros de 2% ao ano, até três anos de carência e prazo de pagamento do empréstimo de até dez anos.
Além de veículos para o transporte de carga e a comercialização da produção, os agricultores familiares podem, por meio da linha de crédito, financiar tratores, máquinas, implementos agrícolas, projetos para construção de armazéns e silos, cerca elétrica para isolamento do rebanho, melhoramento genético, correção de solo, formação de pomares e melhoria da logística administrativa das propriedades rurais, como a informatização dos estoques, entre outras ações. O primeiro passo para o agricultor familiar acessar o financiamento é procurar o Idam, que vai verificar e avalizar a viabilidade do projeto que será desenvolvido. O financiamento é feito de forma individual ou grupal.
Segundo o gerente da Unidade Local do Idam/Manicoré, Cleudo Oliveira, a segunda entrega dos veículos está prevista parao mês de maio, ocasião em que cinco grupos de agricultores familiares, totalizando 30 famílias das comunidades de Terra Preta, Cachoeirinha e Jenipapo I serão beneficiadas no programa com a aquisição de novos tratores que são acompanhados com grade aradora, carreta agrícola com 4 rodas e 5 toneladas de capacidade para transporte da produção.
Para o presidente do Idam, Edimar Vizolli, essa linha de financiamento do Pronaf está favorecendo a agricultura que necessita de transporte diário das propriedades aos centros consumidores. Por conta da grande demanda e de muitas comunidades dos municípios amazonenses estarem localizadas distantes da capital, os agricultores não tem outra alternativa a não ser comercializar a produção nos mercados e feiras locais, mesmo assim, por não terem o meio adequado, eles deixavam de vender seus produtos e perdiam mercados, ressaltou Vizolli, garantindo que, agora com o apoio do governo federal o setor primário só tende a se fortalecer cada vez mais. Vizolli enfatiza ainda que o governador do Amazonas, Omar Aziz, e o secretário da Produção Rural, Eron Bezerra, apoiam essa experiência e sugerem que os outros municípios copiem a iniciativa dos agricultores de Manicoré.