Mais uma Casa de Farinha Higiênica é inaugurada no Amazonas

A Unidade Local do Idam/Manaquiri inaugurou uma Casa de Farinha Higiênica, na comunidade de Nossa Senhora Aparecida, localizada no Igarapé Açu (lago do Italiano), no último dia 09, sábado. O empreendimento foi construído com recursos do convênio Idam/MDA e da Prefeitura Municipal e está beneficiando vinte famílias de agricultores familiares que trabalham diretamente com a produção de farinha de mandioca e a extração de goma. Segundo o gerente da Unloc, Mário Jorge, agora o agricultor possui um ambiente higiênico para o processo de produção da farinha e seus derivados. Ele também destacou que o espaço está oferecendo uma série de vantagens, entre elas é que a fumaça gerada pela queima da lenha não entra em contato com os olhos do agricultor, já que existe uma parede de alvenaria para contenção da fumaça, consequentemente, há um consumo de pouca lenha, já que o forno é de alvenaria. Sem contar que, a água utilizada é canalizada. Todas as famílias beneficiadas com a Unidade já participaram de treinamento para a melhoria da qualidade da farinha e seus derivados e, aprenderam, na prática, a fazer beiju, farinha de tapioca e, ainda, o processo de aproveitamento das cascas da mandioca para adubo e ração para pequenos animais, bem como extração da fécula. Após a entrega da casa de farinha higiênica, o presidente da comunidade, Braulino Cosme de Souza, agradeceu a parceria com o Idam e falou da expectativa do empreendimento que vai facilitar, ainda mais, a vida dos comunitários. “Agora o produto principal da comunidade terá mais qualidade e melhor preço no mercado. A casa de farinha higiênica possui 03 fornos, uma bancada, uma prensa metálica, um motor 5,5 HP, gamelas, água encanada, coleta de água da chuva, além de ser toda cercada, evitando a entrada de animais no local. A solenidade de inauguração contou com a participação de diversas autoridades locais.