Matrinxã reina em Coari e é personagem da maior festa do setor rural

O matrinxã é um dos pratos mais saborosos do Amazonas. Aquiele divide espaço com o tambaqui, tucunaré e o pirarucu. No município de Coari, localizado no rio Solimões, o matrinxã exerce poder absoluto, precisamente no lago do mamiá, onde a produção anual chega a 150 toneladas do pescado.A comercialização do peixe tem rumo certo: é feita toda nos mercados deManaus.O prestígio é tanto que pelo segundo ano, o município vai realizar a “festa do matrinxã”, com direito a escolha de rainha. As participantes são as próprias filhas dos pescadores, uma forma de homenagear a família, que, também, se rende a criação do peixe. A festa vai acontecer nos dias 28 e 29 de maio, no balneário do Guarabira e vai envolver 1.500 pescadores, de mais de cem comunidades do entorno do lago. Ela inicia com queima de fogos de artifícios, às 9h do dia 28, sábado. Em seguida o Idam realiza palestra sobre o pescado. A programação também vai constar de restaurante regional, festival do peixe frito e assado, mini feira de agronegócios, encenação da lenda do matrinxã, shows musicais e exposição e vendas de artesanatos. Mas a festa não para por ai. No dia 29, domingo, vai haver leilões, encenação da lenda da matrinxã, corrida de motor rabeta, concurso de culinária (feito a base de matrinxã), concurso de lorota de pescador, festival de pipas de papel, festival do peixe frito e assado e, a grande final do concurso da rainha do matrinxã. A festa vai encerrar com o concurso do maior matrinxã. Segundo o gerente da Unidade Local do Idam/Coari, Dimitri Portugal, a expectativa é que mais de 15 mil pessoas participem do evento promovido pela Associação de Pescadores do lago do Mamiá, Prefeitura Municipal e o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas.